Ética profissional é o conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta no ambiente de trabalho. Manter um código de ética atualizado e ao alcance de todos pode evitar problemas futuros.
Aristóteles foi um dos primeiros filósofos interessados em estudar a Ética, ao afirmar: “para o homem não existe maior felicidade que a virtude e a razão e que, ao mesmo tempo, por isso, deve regular sua conduta”. Para Aristóteles, a virtude estava em fazer o bem coletivo.
Mas, a Ética, como estudo da conduta, todavia, também, já era percebida em Protágoras, que em seus ensinamentos pregava o que deveria ser feito para o ser virtuoso ser reconhecido perante terceiros.
Portanto, já sabemos que a Ética tem inspiração milenar e a encontramos nos pensadores clássicos, como nos referimos. O prórpio Xenofonte indicou caminhos de ação do homem para que fossem observados de forma adequada, perante cada um dos aspectos de sua presença, ou seja, perante a divindade, os amigos, a sociedade, a pátria etc., cada um exigindo uma ação específica, uma conduta peculiar a ser observada.
Mas, quais são as vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:
Quando uma empresa zela pela Ética no trabalho, há um aumento da qualidade na prestação de serviços e na produtividade de todos os departamentos.
A ética favorece a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável e isso gera um aumento no índice de confiança entre os funcionários.
Em um ambiente de trabalho ético e respeitoso as pessoas não perdem tempo e energia com discussões infrutíferas e, tampouco, deixam-se levar por atritos desnecessários.
No entanto, é importante ressaltar que os códigos de ética precisam vir da alta gestão. Assim como, devem ser respeitados literalmente por todos os líderes de departamento.
Caso isso não ocorra, os colaboradores não vão sentir-se no dever de praticar os valores adotados pela empresa. E com o tempo os relacionamentos tendem a ser afetados negativamente.
Como promover um ambiente de ética profissional?
Há inúmeras formas de criar um ambiente de trabalho mais ético. No entanto, tudo começa com a escolha de valores fundamentais para a cultura da empresa.
Depois de escolhidos, tais valores precisam ser propagados e reforçados entre os colaboradores. Você pode criar campanhas de endomarketing, colar ou pintar frases nas paredes, usar um slogan nas assinaturas de email. Enfim, o importante é o colaborador internalizar os valores da empresa.
Feito isso, todo colaborador precisa conhecer claramente os valores da empresa já no primeiro dia de trabalho. Saber quais vestimentas são apropriadas para o serviço. A quem deve se reportar em caso de problemas. Onde e quando deve executar suas obrigações.
Para além disso, o gestor pode criar um ambiente de ética profissional, promovendo:
- Educação e respeito entre os funcionários;
- Cooperação e atitudes que visam ajudar os colegas de trabalho;
- Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;
- Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;
- Respeitando as regras e normas da empresa.
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