Direito Empresarial, ou Direito Comercial, é um ramo do Direito Privado que cuida do exercício das atividades econômicas organizadas.
Seja no fornecimento de bens ou serviços, o Direito Empresarial visa resolver conflitos de interesses que envolvem empresários, empresas ou colaboradores.
Por meio do dele normatizam-se contratos, títulos de crédito e propriedade industrial e intelectual. É através dele que é possível regular o status legal entre empregador e quem fornece produtos ou serviços.
O Direito Empresarial, tornou-se essencial para as empresas porque tem por objetivo oferecer análises preditivas de negócios e apontar soluções a fim de prevenir a empresa de transtornos legais futuros.
Mas, quais são as funções do Direito Empresarial? Em quais áreas ele atua?
Qual a função do Direito Empresarial?
A principal função do Direito Empresarial é tratar das relações econômicas de fornecimento de bens e serviços estabelecidas entre empresário e sociedade empresária.
Para o Código Civil, empresário é “quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. Já, a sociedade empresária deve ter por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro.
Sendo assim, o objetivo principal do Direito Empresarial é manter a ordem, resolver conflitos e proteger direitos e liberdades nas transações de negócios entre as partes envolvidas.
Quais são as áreas do Direito Empresarial?
De uma maneira geral, o direito possibilita que o operador atue em diversas áreas e matérias:
- Abertura de sociedades empresárias (início);
- Fusão de sociedade empresárias (meio);
- Dissolução de sociedades empresárias (fim);
- E na recuperação da sociedade empresárias (crise).
Dessa forma, o advogado está presente em todo o processo de construção e criação de uma sociedade empresária, inclusive nas possíveis crises entre os sócios.
Nesse aspecto, o papel do advogado empresarial é consultivo, oferecendo pareceres e avaliações a respeito dos possíveis danos que os acordos podem causar.
Além disso, o Direito Empresarial também comporta o ramo de marcas, patentes, registros de empresas e propriedade intelectual. Assim como, a atuação do advogado pode ser relacionada ao sistema de franquias.
Portanto, como áreas podemos citar:
- tipos de sociedade;
- debêntures;
- direitos e deveres dos acionistas e integralização das ações;
- assembleias;
- tributos e contribuições às operações cooperativas;
- registo de sociedade;
- escrituração e contabilidade;
- direito de propriedade intelectual;
- títulos de créditos; direito falimentar e recuperacional.
Vale a pena lembrar que na legislação brasileira que as sociedades empresariais podem ser:
- Sociedade simples: este item diz respeito a liberdade que os empresários possuem no negócio;
- Sociedade anônima: dividida em ações, podem ter o seu capital aberto ou fechado;
- Sociedade limitada: a responsabilidade do sócio é proporcional ao capital que foi investido no negócio;
- Sociedade em nome coletivo: formada somente por pessoas físicas, que respondem de forma solidária e ilimitada pelas responsabilidades vinculadas
Gostaria de ter uma consultoria em Direito Empresarial?
Aqui na Ziegemann Seidel Advogados você encontra profissionais altamente qualificados para cuidar dos negócios da sua empresa ou sociedade.
Conheça nossas áreas de atuação e entre em contato conosco para uma consultoria inicial.